SBCC: 25 anos disseminando conhecimento

A Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação (SBCC) foi fundada em 30 de maio de 1989, a partir da primeira edição do SINCCAL.
O pioneirismo da iniciativa teve, na época, o apoio decisivo do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais, da IBM e da Johnson & Johnson.
A SBCC é uma sociedade científica sem fins lucrativos que congrega diversas empresas e profissionais de diferentes formações para desenvolver atividades na área de controle de contaminação em ambientes fechados.
A SBCC hoje se dedica em promover atividades científicas, programas de educação contínua e desenvolvimento profissional para seus associados, comunidade cientifica, além de abrir um canal constante de comunicação com a sociedade em geral.
Desde 1989, a SBCC tem o Comitê de Recomendações Normativas, e Grupos de Trabalho, para oferecer textos de referência à comunidade cientifica do setor. O Comitê de Recomendações Normativas e os Grupos de Trabalho contam com participação ativa de seus membros, e estão abertos a novos participantes.
A entidade é membro da ICCCS – International Confederation of Contamination Control Societies, e participa ativamente nessa organização, inclusive sediará em 2016 o congresso mundial do setor, o ICSS.
A SBCC representa o Comitê Brasileiro ABNT/CB 46, após assinatura de contrato de cooperação mútua com a ABNT, em 2000. Desde então, tem participado das reuniões do ISO TC 209 e vem trabalhando nas diversas partes de norma internacional ISO 14644 sobre salas limpas, para que sejam adotadas como normas brasileiras equivalentes.
.

Visão

Ser entidade de referência internacional em controle de contaminação em ambientes fechados, promovendo consulta, fomento, influência, difusão e aplicação deste conhecimento em todos os elos envolvidos com a qualidade dos insumos e produtos sensíveis à contaminação.

Missão

Participar ativamente na ampliação do conhecimento em Controle de Contaminação de Ambientes Fechados proporcionando a conscientização de sua relevância à coletividade.

Valores

– Atuar com responsabilidade social;

– Manter relacionamento ético, transparente e positivo com todas as interfaces organizacionais.