NBR ISO 14644-1 Classificação da Limpeza do Ar

NBR ISO 14644-2 Especificações para ensaio e monitoramento de salas limpas para provar contínua conformidade com a 14644-1

NBR ISO 14644-3 Métodos de Ensaio

NBR ISO 14644-4 Projeto, construção e partida (requisitos, planejamento, ensaios; aprovação e documentação)

NBR ISO 14644-5 Operações (vestimentas e treinamento; procedimentos operacionais e de limpeza)

NBR ISO 14644-6 Vocabulário

NBR ISO 14644-7 Dispositivos de separação (compartimentos de ar limpo, isoladores)

ABNT NBR 15767 – 2009 Equipamentos de Fluxo Unidirecional (EFU) – Requisitos e Métodos de Ensaio

Recomendações Normativas da SBCC

Recomendação Normativa 005/97

Esta Recomendação Normativa abrange os métodos de testes para caracterizar o desempenho de Áreas limpas, nas três etapas operacionais.

Embora as áreas limpas tenham como objetivo o controle da limpeza do ambiente pela limitação da concentração de partículas em suspensão no ar (conforme a norma NBR 13700 da ABNT), uma série de testes complementares são recomendados neste documento, a fim de certificar que o ambiente atenda aos parâmetros e critérios definidos no projeto.

Esta Recomendação Normativa não estabelece limites de aceitação mas fornece terminologia e métodos padronizados para que limites apropriados sejam determinados.

Estes testes servem então para certificar áreas limpas, etapa dos procedimentos de qualificação e validação, sendo que a validação visa os processos produtivos e a qualificação visa o ambiente de produção, seus equipamentos e sua infra-estrutura.

Recomendação Normativa 007/2005

Trata de “Metodologias e limites microbiológicos em áreas limpas”.

Após uma introdução mostrando a necessidade de um programa de monitoramento microbiológico, a Recomendação Normativa desenvolve o assunto do plano de amostragem e dos métodos de amostragem do ar e das superfícies.

São fornecidas orientações para limites microbiológicos, níveis de alerta e ação.

Enfim, são feitas algumas considerações sobre o programa de treinamento e a documentação.

Guia para Projetos de Áreas Limpas

Elaborado por alguns dos mais bem conceituados profissionais do mercado de áreas limpas, este guia tem por objetivo fornecer informações para auxiliar os projetistas na elaboração de projetos de áreas limpas.

Embora de aparência simples, por se tratarem “apenas” de conjuntos de salas e áreas de circulação, boa parte destas completamente vazias, com apenas algumas salas efetivamente ocupadas por pessoal e equipamentos de produção, não será apenas o que se pode visualizar diretamente é que realmente fará toda a diferença para o sucesso na conclusão de todo o empreendimento.

No guia o leitor encontrará importantes considerações que lhe auxiliarão na:

  • Avaliação adequada dos espaços suficientes e necessários para instalação e manutenção tanto dos equipamentos de processo quanto das utilidades requeridas pelo mesmo.

  • Definição dos fluxos de pessoal, matéria-prima, material de embalagem, material a ser descartado e, finalmente, dos produtos semi-acabados e acabados.

  • Elaboração de fluxogramas dos processos produtivos e de sistemas complementares como os de tratamento de ar e de automação.

  • Avaliação da carga térmica, dos escoamentos e da cascata de pressões, aplicando de leis da termodinâmica para garantir a seleção correta dos componentes e dimensionamento adequado das redes de escoamento.

“A SBCC possui um Acordo de Cooperação Mútua com a ABNT o qual possibilita a participação da SBCC na a elaboração e revisão das normas internacionais da ISO, relacionadas às Áreas Limpas e Ambientes Controlados Associados.”

Para adquirir as normas da família ISO, entrar em contato direto com a ABNT (11) 3017-3600